ANO 116 Nº 212 - PORTO ALEGRE, SÁBADO, 30 DE ABRIL DE 2011
Manifestação apoia a dança na Uergs
Professores foram dispensados e alunos temem ficar sem aulas específicas
Grupo vestido de preto fez apresentações no Centro da Capital
Crédito: PEDRO REVILLION |
Grupo vestido de preto fez apresentações no Centro da Capital
Crédito: PEDRO REVILLION |
No Dia Internacional da Dança, comemorado ontem, integrantes da turma do curso de dança da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) realizaram uma manifestação diferente. Vestidos de preto, cerca de 15 pessoas fizeram uma apresentação no Largo Glênio Peres e em frente à sede da Universidade, no Centro de Porto Alegre.
O ato teve como objetivo alertar a sociedade para o descaso da Uergs na contratação de professores efetivos para o curso de dança. No início do ano, houve a rescisão do contrato com a Fundação de Artes de Montenegro (Fundarte). Assim, os professores que foram contratados pela Fundação passaram a ser dispensados. Dos cinco, os últimos dois professores (Sílvia da Silva e Cibele Sastres) foram dispensados neste mês. Segundo Cibele, que participou do movimento, os outros três cursos de artes da Uergs já realizaram concursos públicos, com exceção do de dança. Com a saída dos professores e sem a previsão de contratos emergenciais, os mais de 20 alunos da graduação poderão ficar sem as aulas específicas.
Cibele explicou que os alunos já tentaram conversar com a reitoria desde o ano passado. Porém, com o processo de eleição e a troca no comando da reitoria, o assunto ficou de lado. A explicação da Uergs, lembrou a professora, é de que estariam aguardando os procedimentos burocráticos após a aprovação, há uma semana, de projeto de lei na Assembleia, que prevê a contratação de professores para a Uergs, para solucionar o impasse. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário