sexta-feira, 4 de março de 2011

Carta ao Reitor II


2. Assistência Estudantil


2.1 Transporte

Os estudantes e professores/as moradores das cidades vizinhas de Montenegro e da região metropolitana representam em torno de 80% da comunidade acadêmica da Unidade Montenegro. Estes estudantes são em grande parte trabalhadores e trabalhadoras que identificam a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como única oportunidade de ingresso no ensino superior e de aprofundamento na sua área de atuação.
Hoje o trasporte da cidade de Montenegro é monopolizado pela Empresa Viação Montenegro, de forma que esta apresenta diversos problemas, estre eles as péssimas condições dos ônibus, superlotação, os horários reduzidos, atrasos e o alto valor da passagem.

Por diversas vezes buscamos a direção da Unidade para solucionar a questão, ou pelo menos para que tomasse medidas cabíveis para mediar um encaminhamento mais equilibrado para a empresa para os/as estudantes. No entanto, não houve nenhuma forma de iniciativa da direção, fechando os olhos para um dos principais problemas dos/as estudantes da unidade.

O valor da passagem é R$ 8,95 e é disponibilizado o desconto de apenas 10% no valor da passagem. Primeiramente 10% é um valor ínfimo perto do alto custo desembolsado para viajar todos os dias de uma cidade para outra e ainda nas condições precárias impostas por esta empresa, além disso, o último itinerário para a região metropolitana é às 21hs30min, o que impede que estes estudantes permaneçam em suas aulas após o intervalo.

Esta é uma situação que existe desde o inicio do Convenio entre a Fundarte e a UERGS, de forma que no ultimo ano, onde após 3anos sem vestibular mais de 80 pessoas ingressavam na Unidade dando vida novamente aquele espaço, por isso é central solucionar de uma vez por todas esta questão. Ao longo de 2010 mais de 25 estudantes dos quatro cursos perderam metade de suas aulas porque dependiam apenas desta empresa e tiveram de desembolsar grande valor para se manter estudando. Esta situação é insustentável.

Desejamos que a Uergs na pessoa do Excelentíssimo Reitor tome as devidas providencias:

-                    Garantia de transporte digno, seguro e gratuito para os/as estudantes da UERGS, possibilitando assim que cheguem no horário e possam permanecer em suas aulas até o final dos cursos.
-                    Seja estabelecido o debate entre a Reitoria e a Empresa garantindo itinerários que englobem os horários das aulas da unidade, dando condições de permanência dos estudantes em suas aulas do inicio ao fim e com baixo custo no valor unitário da passagem, podem ser adquiridas a qualquer tempo dentro do período letivo.


2.2     Laboratório de informática:

Existe na Unidade um laboratório com computadores defasados, lentos e com difícil acesso a internet, além de ter o custo de R$ 0,20 centavos por página de impressão, o que impede que este meio seja utilizado para pesquisa e construção dos trabalhos acadêmicos.
-                    Necessitamos de investimento em máquinas que dêem conta das necessidades dos/as estudantes, garantindo quota de impressão gratuita por semestre de acordo com a quantidade de matérias realizadas por cada estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário