sexta-feira, 4 de março de 2011

Carta ao Reitor III


2.3 Biblioteca

A biblioteca da Unidade é composta por livros e vídeos da Universidade e da Fundarte, o que garante um acesso mínimo a diversos materiais, no entanto, este material em grande parte necessitam de atualização e de investimentos na ampliação do acervo nos temas das artes e nas diferentes áreas que elas se relacionam.

2.4 Xerox

Na Unidade Montenegro não existe nenhuma máquina de xerox ou empresa na Unidade que realize o xerox dos materiais necessários para as aulas. É inaceitável que uma Universidade do porte que a Uergs se propõe a ser, tenha ao menos um xerox na unidade. Já foram feitas pesquisas na cidade sendo apresentado pouca disponibilidade em ocupar um espaço na unidade por um preço razoável pela cópia. Os/as estudantes são obrigados a levar os materiais para Porto Alegre para xerocar o material pelo preço de R$ 0,06 (seis centavos), muitas vezes atrasando o estudo do conteúdo nas aulas.
-          É essencial para desenvolvimento dos estudos realizados em sala de aula, a disponibilidade de um xerox na unidade por um preço razoável para os/as estudantes.

2.5 Casa do/a Estudante:

A Unidade Montenegro com os cursos que são oferecidos são de grande importância para toda a região, suprindo a necessidade de formar profissionais engajados no desenvolvimento local. No entanto, este enraizamento somente será efetivo se garantida as condições para que estes estudantes se estabeleçam na cidade ao qual estuda, podendo se relacionar com a comunidade de Montenegro, realizando a troca de conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região.
Assim, a Casa do/a Estudante é mecanismo efetivo de permanecia dos/as estudantes na Universidade, que garante que os mesmo não tenham que pagar alto custo de aluguel pela moradia e possam investir este valor em outras necessidades básicas como alimentação, livros, atividades culturais e lazer.
- Desejamos abrir um fórum de discussão sobre o tema, com a reitoria, o diretório acadêmico e direção da unidade, na busca de um imóvel que comporte esta demanda e construa os caminhos necessários para a sua efetivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário